energia-solar-no-brasi

O Mercado de Energia Solar Fotovoltaica no Brasil

energia-solar-no-brasiO Brasil é um dos melhores países do mundo para o desenvolvimento e uso de energia solar, os motivos são óbvios, além de ter uma grande extensão é banhado pelo sol o ano inteiro, com maior intensidade nas regiões norte/nordeste. Por esse motivo o sistema de energia fotovoltaica tende a crescer de forma muito mais acelerada no país.

 

 

O crescimento da Energia Solar no Brasil

E é o que revelam os dados da Associação Brasileira de Energia Solar – ABSOLAR, nos últimos anos o setor de energia limpa vem aumentando de forma crescente. Em 2015 o crescimento da procura por energia solar aumentou mais de 210%, em 2016 o aumento foi de 300% e a perspectiva para o ano de 2017 é que passe dos 350% de crescimento. Dado que não foge a realidade.

O que é Energia Solar Fotovoltaica?

A energia solar basicamente consiste em grandes placas instaladas em telhados de residências ou em grandes terraços de empresas. Existem algumas possibilidades, e mesmo o sistema de placas não se restringe a apenas placas, existem outras formas de captar a energia solar também. Depois dessa captação de luz solar, essa energia solar passa por um inversor que a transforma em elétrica e atende todas as necessidades de uma residência ou empresa, o excedente, o que não for usado vai para a rede de energia e a noite quando não tem luz solar essa mesma energia volta para você.

Por que optar pela Energia Solar

energia-solar-casaA busca por energias limpas e renováveis aumenta a cada dia, seja pela consciência ambiental quer seja pelo encarecimento constante da conta de energia. Motivos que lavam tanto empresas como residências a adotarem as placas fotovoltaicas para a captação de luz solar, que vai se transforma na energia.

 

O Mercado de Energia Solar e Expectativas para o Futuro

O mercado de energia solar já movimenta uma quantidade enorme de dinheiro e a expectativa é que até 2030 esse segmento movimente mais de R$100 bilhões, isso apenas no Brasil, segundo estimativas do governo.

Principais regiões que usam Energia Solar

O sistema de energia solar era prioridade principalmente para regiões onde não havia energia elétrica, mas atualmente as cidades que estão no top da lista de uso de energia solar são as principais cidades do país. São Paulo é a cidade que possui o maior número de empresas que utilizam esse sistema, já Minas Gerais está no topo da lista das cidades que mais instalaram energia solar, residências e empresas.

As principais dificuldades para a Energia Solar emplacar de vez

Mesmo com tantos dados positivos mostrando o aumento desse sistema de energia ainda existem alguns entraves e um dos principais é o custo das placas fotovoltaicas, o valor gira em torno de 14 mil reais e são compradas fora do Brasil. A burocracia também não colabora.

Outra dificuldade é a mão de obra especializada em instalação e manutenção das placas. Existem algumas empresas que trabalham com energia solar, mas a grande maioria é estrangeira e a capacitação local, dos brasileiros é pouca valorizada, ainda. Mas existe, sim, uma demanda grande por profissionais bem capacitados e a tendência é aumentar cada vez mais. Abaixo compartilhamos um vídeo sobre a importância de ter uma boa capacitação para fazer instalação de energia solar, e como conseguir se especializar.

Benefícios

Apesar de o investimento ser alto os benefícios e o retorno desse investimento são bem visíveis. Levando em consideração o tempo de vida das placas, que gira em torno de 25 anos, as vantagens econômicas são notáveis.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *